As declarações do ministro Edson Fachin, as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre os desaparecidos na Amazônia, o anúncio de João Dória sobre sua retomada à iniciativa privada, as ações da Eletrobras e a situação em Donbass, na Ucrânia, estão entre os destaques desta segunda-feira (13).

Fachin rebate falas de Bolsonaro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, rebateu o presidente Jair Bolsonaro ao dizer que existe, sim, uma contagem simultânea de votos. Fachin não citou o nome do presidente da República.

No domingo (12), em participação por videoconferência em evento conservador, o presidente afirmou que a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE), liderada pelo tribunal, não aceitou uma proposta que teria sido feita pelas Forças Armadas, a de viabilizar um mecanismo para a contagem simultânea dos votos.

Segundo o ministro, “a crítica é indevida. Disse ontem, dia 12, a alta autoridade que ‘a apuração simultânea de votos foi uma alternativa ‘muito importante’ que ficou de fora’. Com o devido respeito, há um erro de informação.”

Presidente fala em “indícios de maldade” com desaparecidos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta segunda-feira (13), que “há indícios que fizeram alguma maldade” com o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira, que estão desaparecidos na Amazônia desde o último dia 5.

Em entrevista à rádio CBN do Recife, o presidente afirmou que “os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles, porque já foi encontrando vísceras humanas boiando no rio”.

Doria deixa a vida pública

Após desistir da candidatura à Presidência, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (13) que deixará a vida pública para retornar à iniciativa privada.

“A partir do próximo mês, retomo minhas atividades na iniciativa privada. Deixo a vida pública com senso de dever cumprido. Pelos meus erros, peço desculpas. Pelos meus acertos, cumpri minha obrigação”, escreveu Doria no Twitter.

Ações da Eletrobras caem mais de 2%

As ações da Eletrobras encerraram em baixa nesta segunda-feira (13), dia da estreia da empresa na bolsa após a conclusão do seu processo de capitalização, com a realização de ofertas primária e secundária tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

ação ordinária da empresa (ELET3) fechou com queda de 2,2%, a R$ 41. Já o recibo de ações (ADR) negociado na bolsa de Nova York (EBRb) recuou 2,29%, a US$ 7,57.

Uma das batalhas mais brutais da Europa

A batalha pela região de Donbass, no leste da Ucrânia, “certamente ficará na história militar como uma das batalhas mais brutais na Europa e para a Europa”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em discurso nesta segunda-feira (13).

Isso ocorre depois que oficiais militares ucranianos disseram no início do dia que suas tropas foram afastadas do centro da cidade de Severodonetsk, que junto com sua cidade gêmea Lysychansk, está no centro da batalha atual pelo que ainda está sob controle ucraniano na região de Luhansk, em Donbass oriental, na Ucrânia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

*Publicado por Ingrid Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *